• Pedro Villa

ANIMAÇÃO PARA CASAMENTO: IMPORTÂNCIA E COMO ESCOLHER?

Um bom Animador a trabalhar em sintonia comigo, é sinónimo de uma entrega fotográfica com mais e melhores imagens


Não existem noivos que não queiram ter uma festa divertida e memorável. Tendo esse objectivo como um dos principais focos, o entretenimento, é sem dúvida um dos elementos mais importantes em qualquer casamento…

Ao longo dos diversos eventos que tenho participado enquanto fotógrafo, tive o privilégio de trabalhar ao lado de alguns dos melhores profissionais desta área. E porque sei que uma boa animação, até pode fazer esquecer o mais falhado dos serviços de catering, penso que o meu contributo independente, pode ser interessante para noivos que apesar de terem esta tarefa na sua «To do list» de casamento, sentem-se um pouco perdidos em relação aos aspectos a ter em conta na hora da escolha.


= Animação na perspectiva dos convidados =

Os casamentos do antigamente, em que a maior parte da festa era feita à mesa a comer, passaram à história. Hoje em dia os momentos de boa disposição, querem-se variados, dinâmicos e a começarem praticamente a seguir à cerimónia. É por isso que a animação de casamento se tornou uma moda para ficar. Um casamento em que a maioria dos convidados – incluindo crianças e avozinhas - ficam permanentemente sentados, é na maioria das vezes, visto por convidados, seja por falta de entretenimento ou de um animador de qualidade, um evento vazio ou totalmente monótono.

Na minha opinião, uma animação de qualidade faz levantar pelo menos 80 a 90% da audiência do salão - excluo por motivos óbvios, bebés de colo e eventuais incapacitados! E nesta perspectiva, se for conseguido em quase toda a duração do copo-d’água, isso significa que o Animador teve uma óptima performance e os convidados irão recordar para sempre o vosso grande Dia!


= Animação na perspectiva da fotografia e vídeo =

É comum dizer-se que “fotografia é luz”. E na realidade, uma luz de qualidade faz muitas vezes uma óptima fotografia. No entanto, quando fotografamos pessoas, existe pelo menos mais um aspecto relevante que não deverá ser esquecido - Espontaneidade. Releiam por favor comigo, E-S-P-O-N-T-A-N-E-I-D-A-D-E, (obrigado)! Um sorriso forçado, ou uma expressão “plástica” pode simplesmente arruinar a fotografia! É neste ponto que Fotografia & Animação se cruzam e sei que quando bem orientada, a animação como complemento da fotografia pode gerar imagens inesquecíveis. Portanto, quanto mais desinibidas, divertidas, emotivas, naturais… Melhor! Durante estes períodos mais animados, não há noiva que não se esqueça que está a ser fotografada, não há convidado que não se divirta, emocione e isso é óptimo para toda e qualquer fotografia!

Na minha perspectiva enquanto fotógrafo e convidado, esse entretenimento de qualidade que levanta uma audiência, depende de alguns factores intrínsecos à animação e às características do animador.


– Empatia e simpatia com os noivos –

Esta dica é válida para qualquer profissional que possam contratar. Está cientificamente provado que para existir confiança, tem de existir empatia. Por sua vez, empatia gera lealdade. Portanto, se não sentirem qualquer ponta de empatia/simpatia durante a apresentação/reunião que tiverem com o profissional que estão a ponderar contratar, esqueçam! Isto serve tanto para Animadores, como para outro profissional, seja ele da área da fotografia, vídeo, maquiagem. Todos, sem excepção! O preço, ou outros aspectos valorizados por terceiros, nem sempre são os que mais valorizamos… E trata-se “daquele dia”, o que à partida só vão querer realizar uma única vez em toda a vida.


– A capacidade de saber “ler” a audiência –

Existem diversos tipos de audiência, umas mais abertas ou extrovertidas, outras mais fechadas ou tímidas. Aquelas com propensão para a dança, as maioritariamente compostas por “pés-de-chumbo”… Nesta óptica, saber aferir o público perante o qual está presente, é algo que me parece de extrema relevância e que não é para qualquer um. Ou seja, há convidados que privilegiam dançar, outros encaixam mais em certo tipo de jogos, interactividades ou dinâmicas, que todo o animador deve ter em carteira na altura de gerar diversão.


– Variedade da playlist –

Saber ler uma sala pode envolver vários aspectos. Mas quando se trata de gostos musicais, estes não se discutem, portanto à partida, aferir o número de convidados que está na pista é sempre a forma mais fácil de perceber que estilo musical é que conquista uma audiência. Neste contexto, ter uma playlist diversificada e estar preparado para colocar qualquer faixa, é sem dúvida uma mais-valia de todo o DJ/Animador.


– Interacção com outros profissionais –

É o Animador que anuncia o lançamento do bouquet, o corte-do-bolo e está a par dos diversos timings e etapas que ocorrem durante todo o copo d’água. Obviamente, também coordena e define as interacções que vão ocorrer entre noivos e convidados, assim como o seu timing. Quando há um bom relacionamento e comunicação entre Fotógrafo e Animador, o primeiro certamente estará sempre informado e preparado para o que virá a seguir, e acreditem, isso pode ser muito importante para o meu melhor posicionamento numa sala!


= Animação na perspectiva do Animador =

Para não limitar este tema a uma perspectiva mais fotográfica, pareceu-me relevante ter também o parecer de quem sabe. Contactei por isso, dois dos DJ’s/Animadores que mais considero enquanto profissionais na área, para darem a sua opinião acerca deste tópico. Para não levantar muito o véu, em separado, coloquei a seguinte questão:

«Se fosses noivo, na hora de contratar um DJ/Animador para o teu casamento, quais seriam os 3 aspectos mais importantes que levarias em consideração?».











Primeiro aspecto

DJ Arny - “Flexibilidade musical”

DJ Fernando - “Flexibilidade musical”

Ambos consideraram este aspecto muito relevante. Ou seja, não basta ter uma playlist variada, mas ter abertura e flexibilidade para durante o evento, se necessário, ajustar a mesma consoante a audiência.


Segundo aspecto

DJ Arny - “Acompanhamento prestado, antes e durante o casamento (dúvidas, questões, alterações de última hora).”

DJ Fernando - “Dar resposta a qualquer situação ao longo do dia (boa comunicação com o cliente)”


Terceiro aspecto

DJ Arny - “Animação e Interacção com convidados

DJ Fernando - “Qualidade do equipamento (ao nível de som e luz)”


www,instagram.com/pedrovillafoto

www.facebook.com/pvillafoto

167 visualizações
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Sintra, Portugal                          pedro.villa.foto@gmail.com                    (+351) 927891834