top of page
  • Foto do escritorPedro Villa

Entrega do Bouquet – Formas de o fazer no seu casamento

Atualizado: 14 de fev. de 2023

Ultimamente nalguns grupos de noivas do facebook, tenho visto várias questões acerca da entrega do bouquet da noiva. Decidi por isso, fazer uma publicação a falar desse tema. Como a tradição manda, no final de cada casamento é comum tentar encontrar-se a próxima candidata a casar. No entanto, como a tradição nem sempre é o que era, ao longo dos anos têm sido criadas novas formas de o fazer, sendo que umas podem ser mais originais, outras mais divertidas ou geradoras de mais interação com os convidados. Nesta publicação falaremos da maioria delas, dando relevo sobretudo às mais usadas. E como este é um blog de fotografia, não poderia deixar de referir aquelas que têm mais potencial para gerar melhores fotografias. Há ainda noivas que optam pela entrega em mão, esta forma de entrega é obviamente a menos interativa, ainda assim pode estar carregada de simbolismo. Muitas vezes as noivas escolhem a pessoa que lhes deu mais apoio na organização do seu casamento, ou simplesmente a melhor amiga. No entanto, existem formas mais divertidas que recorrem a jogos ou interações para animar a audiência. É nelas que nos iremos debruçar de seguida.


Lançamento (ainda o mais clássico)

O mais comum, ainda continua a ser é o tradicional lançamento do bouquet, onde muitas vezes a noiva opta por usar uma réplica do bouquet original. Nesta interação, a noiva coloca-se de costas voltadas para as convidadas solteiras e após algumas simulações para criar suspanse, lança o bouquet na direção destas, de forma a que a mais rápida o consiga alcançar. Pessoalmente, considero que esta forma continua a gerar gargalhadas e funciona bem para a fotografia. Ainda assim, é um momento de animação relativamente rápido.


Corte das Fitas (em crescimento)


Também já bastante utilizado, é um género de animação interessante. Nesta interação, o bouquet é atado a várias fitas de seda atribuídas a cada uma das solteiras. A noiva fica com os olhos vendados e o noivo que também participa, com auxílio de uma tesoura, ao

som da música, enquanto as candidatas passeiam em redor dos noivos formando um círculo, vai cortando a fita que a noiva indicar até sobrar uma. A solteira que ficar com a sua fita intacta, será a próxima a casar. Parece-me que esta forma está cada vez mais em voga. Considero também, que tem a vantagem de ambos os noivos participarem, permite um maior período de animação com os convidados e em termos de fotografia é aquele que considero mais interessante. Como possíveis desvantagens, poderá ser para algumas noivas o facto de estarem vendadas por algum tempo, por outro, implica conhecer previamente quantas fitas são necessárias…


Chave certa


Consiste em atribuir a cada uma das convidadas solteiras uma chave. O bouquet é colocado dentro de um recipiente trancado, geralmente em vidro, acrílico transparente ou uma espécie de baú de madeira. Cada uma das solteiras

tenta abrir a fechadura ou candeado do recipiente, até uma delas conseguir ficar com o bouquet. Esta forma de interação foge um pouco ao que está mais em voga. Para fotografia e animação não é das minhas preferidas, ainda assim consoante o número de candidatas pode gerar uma interação duradoura. Tal como a anterior, precisa de conhecer o número de solteiras, de forma a não falhar na quantidade de chaves que vai precisar.


Raspadinhas


Não é nem mais nem menos, que uma raspadinha semelhante às usadas pela Santa Casa da Misericórdia e vendidas nas nossas papelarias. No entanto, estas são personalizadas para a ocasião com o nome dos noivos, data do casamento, etc. A cada solteira é entregue uma das raspadinhas e só uma tem “prémio”. A nível de interação é talvez a menos animada, a mais rápida e, por conseguinte, a que gera menos fotografias. Como vantagem, tem o facto de fugir às ideias mais vulgares para entrega do bouquet. Ter o número de raspadinhas suficiente é igualmente importante. E se sobrarem, não se esqueça que pelo menos a que tem prémio, terá de ser entregue a uma das candidatas…


Outras interações para descobrir o próximo a casar


Existem outras formas menos utilizadas. Entre elas, uma que também assenta no conceito de jogo de sorte e azar, que é a do jogo do bingo, realizado entre as candidatas. Há quem use o jogo das cadeiras ou ainda o da batata quente. Este último, especialmente utilizado para descobrir quem é o próximo noivo. Em geral, é feito recorrendo uma réplica de uma granada que é lançada entre os candidatos enquanto a música toca. Aquele que ficar com a granada na mão na altura em que o DJ suspende a música, é em definitivo o próximo nubente.


Quer saber o significado de cada tipo de flor que vai compor o seu bouquet de noiva? Passe por esta ligação:



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page