top of page
  • Foto do escritorPedro Villa

O Manual do Bom convidado


Festa é festa. E quando se trata de um casamento, habitualmente é a maior das festas, pelo menos para noivos, pais e padrinhos. Por outro lado, ser convidado de casamento deve ser considerado uma honra, afinal há duas pessoas que fazem questão que participe no maior evento das suas vidas!


No entanto, assim como existe um rol de bons costumes para quem recebe, para quem é convidado, não custa retribuir o carinho e dedicação empregue na organização do evento. É por isso que todos os convidados como sinal de respeito e agradecimento, deverão seguir algumas normas básicas.


Quando não comparecer avise!

Pense que é bastante pior dizer que vai e não comparecer do que ser sincero e dizer com a maior antecipação possível, que não pode comparecer. Coloque-se na posição dos noivos, pense no que podem vir a gastar em vão caso não saibam com a antecipação necessária.


Como não convidou, respeite!

Na sociedade, no trabalho, ou no simples contacto com o próximo, a nossa liberdade termina quando começamos a pôr em causa a do outro. Respeite a festa e os demais convidados, assim como os anfitriões.


Branco é a cor da noiva, nem pense nisso!

Há vestidos de noiva de outras cores, no entanto, o branco pelo peso e significado que a tradição carrega, ainda continua a ser quase sempre a cor do vestido da maioria das noivas. O seu, até pode ter aquele vestido branco incrível, mas guarde-o para outra ocasião… De outra forma, os demais convidados podem comentar o quão se tornou deselegante e inconveniente…


Tire fotos. Muitas! Mas não atrapalhe o fotógrafo! (os noivos estão a pagar-lhe)

É comum em diversas fases do casamento, como por exemplo na entrada da noiva, corte do bolo, entre outras, que haja uma profusão de smartphones a ponto de muitas vezes se tornar complicado para o fotógrafo escolher o melhor enquadramento ou o melhor ângulo. Inclusivamente alguns profissionais, prevendo isso, pedem aos noivos que avisem nos próprios convites para não tirarem fotos nesses momentos. Acho que não é para tanto! Todos devem ter direito à sua recordação, mas um certo controlo nestas alturas é respeitoso para todos.


Não ataque os doces antes da hora!

Esta não merece muitas considerações. Como qualquer evento, o casamento não foge à regra, há timings que devem ser respeitados. Por muito guloso que seja, saiba aguardar.


Não leve itens da decoração para casa!

Lembranças oferecidas pelos noivos, não entra obviamente na lista de itens de decoração. Mas com exclusão destes, ou eventualmente alguns docinhos, provavelmente tudo o mais, faz parte da decoração e os donos do espaço podem cobrar aos noivos, caso reparem na falta de alguns desses itens de decoração.


Não apareça só para a festa!

Todas as etapas de um casamento são importantes, e a festa é a comemoração pelo que acabou de acontecer na celebração do matrimónio. Seja sensível e não apareça apenas na segunda metade. Goze a festa, mas apareça na cerimónia. Afinal esta é muito mais breve que a restante festa.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page