top of page
  • Foto do escritorPedro Villa

Obtenha fotos com mais qualidade no INSTAGRAM

Atualizado: 8 de fev. de 2022


Se é usuário do instagram, já reparou certamente que nem todas as fotos se ajustam à proporção que plataforma usa. Sobretudo se utiliza fotos na vertical, vulgarmente conhecidas como «Portrait», o instagram vai sempre aplicar o seu factor de «crop» (corte da imagem). Acontece também, que hoje em dia a maioria dos smartphones usa resoluções de imagem elevadas e portanto, é comum as fotografias perderem alguma nitidez quando colocadas no instagram. Por isso, se quer obter uma melhoria de qualidade nas suas fotografias de instagram, existem alguns truques que deverá ter em consideração antes de as publicar.


(se tiver dúvidas clique nos links abaixo - em azul sublinhado -

para ver os formatos que referimos)


Por exemplo, se está a usar uma imagem no formato Portrait ou Retrato, que basicamente são imagens verticais, a proporção, que deverá usar neste caso, é de 4 : 5, sendo que o tamanho recomendado deverá ser 1080x1350 pixels ou ligeiramente superior.


Se optar por uma fotografia no formato Landscape ou Paisagem, que são imagens horizontais, a proporção deverá ser 1,91 : 1, no entanto, o vulgar 16 : 9, também parece funcionar bem. Neste caso, recomenda-se o uso de um tamanho de 1080x566 pixels.


Já se optar por um formato Square ou quadrado, a proporção deverá ser de 1 : 1, e para conseguir uma exibição de qualidade deverá publicar fotografias com uma dimensão igual ou ligeiramente superior a 1080x1080 pixels.


Relativamente aos Stories, o problema é que o tamanho da exibição da imagem ocupa toda a tela e portanto, depende muito do ecrã do smartphone utilizado. Contudo, o tamanho 1080 x 1920 pixels parece ser o tamanho que mais se aproxima da unanimidade em termos de qualidade de imagem.


 
47 visualizações0 comentário
bottom of page