top of page
  • Foto do escritorPedro Villa

Saiba como escolher o fotógrafo certo - não arruíne as memórias do seu casamento.



O dia do vosso casamento será sempre aquele dia que se quer único e memorável! Não sei se alguma vez pensaram neste aspecto, mas de todos os serviços de casamento que irão contratar, a fotografia/vídeo é o único que poderão usufruir para sempre. Também por isso, as exigências para que nada possa falhar deverão ser ainda maiores.


Com o intuito de não defraudarem expectativas e lamentarem mais tarde a escolha realizada, a contratação destes serviços deve ser sempre baseada nalguns critérios. Com esse intuito, ao longo desta publicação abordaremos os principais. É claro que, vamos imiscuir-nos de abordar o preço como factor de decisão. Cada casal conhece o seu orçamento melhor que ninguém e portanto, em geral é um critério sempre equacionado. Nesta óptica, passaremos a mencionar os critérios que julgamos mais pertinentes ou que devem ter maior peso na hora da decisão.

Portfólio e Estilo fotográfico

Peçam sempre acesso a algum do portfólio do fotógrafo que pretendem conhecer. Observem algumas imagens nas diversas fases de um casamentopreparativos dos noivos, cerimónia, copo d’água, animação, corte-do-bolo, fotos com noivos, etc. Nesta fase de seleção, tenham especial atenção a momentos de pouca luz, como cerimónias em igrejas mais antigas, dança dos noivos, momento do corte do bolo, são alguns exemplos. Percebam se este se enquadra no estilo/estética que procuram. Façam questões! Conversem com o profissional e percebam se for necessário, se pode recorrer a iluminação auxiliar e modificadores de luz (flashes, luz continua, softboxes, etc)*. Estes podem ser cruciais consoante os espaços onde ocorre o evento, sobretudo, em locais mais escuros ou em momentos nocturnos. É relativamente comum ouvir alguns fotógrafos, sobretudo amadores, dizerem que não usam flash porque gostam de luz natural, não caiam nessa!...


Empatia com o profissional

Fotografia é luz, mas quando os momentos principais são com pessoas, a sua naturalidade/espontaneidade poderá ser de extrema relevância. Jamais opte por um fotógrafo que não lhe transmita empatia. Sem empatia, dificilmente se sentirá à vontade perante a câmara e a vossa expressão jamais será natural. Saber deixar noivos e convidados à vontade no momento do disparo é extremamente importante para a qualidade fotográfica, no entanto, antes disso, deverá existir uma base de confiança, alguém que consiga transmitir aos noivos todas as garantias de que as coisas estarão devidamente organizadas e controladas em todos os momentos, alguém que não falhe com horários ou situações em que o previsto possa sofrer alterações de última hora. Sentir-se à vontade com o profissional é mais de meio-caminho para as coisas correrem bem.


Flexibilidade do profissional

A capacidade de ir ao encontro do cliente, é também um aspecto que reflecte a capacidade de adaptação às circunstâncias, ou de conseguir ultrapassar imprevistos, que possam aparecer tanto antes, como durante o casamento, por parte do profissional que vos acompanhará. Por exemplo, se apreciam o trabalho de um fotógrafo, mas não lhes agrada os packs que oferece, porque quer incluir mais ou pelo contrário, não pretendem todos serviços que estão incluídos, optem por um profissional que esteja aberto a alterações. Afinal o dia é dos noivos e o cliente é quem paga, logo devem poder selecionar abertamente tudo o que valorizam e abdicar do que não têm interesse. Tentem perceber se pretende ter o direito de exibição das vossas fotos; se é intransigente no numero de profissionais que o acompanham, ou se varia consoante as necessidades e vontade do cliente, por exemplo. Este tipo de conhecimento, diz muito sobre o profissional que estão a contratar.


Contrato, proposta ou documento onde os serviços são detalhadamente discriminados (horários, locais, formas e prazos de entrega, preço final, etc)

Infelizmente, é com tristeza que ouço alguns clientes falarem-me de situações em que o profissional não cumpriu o acordado com os noivos. Quer no que a serviços diz respeito, mas sobretudo relativamente a prazos de entrega ou situações em que posteriormente têm dificuldade em contactar o fotógrafo. Evitem este cenário! Saiba se o profissional que estão a contratar deixa tudo por escrito. A experiência diz-me que é de elementar bom senso que seja entregue um documento físico ou digital, sempre! Este serve não só para proteger os noivos, mas no meu caso como não pretendo falhar, também para me lembrar de tudo o que ficou definido relativamente a cada casal que irá trabalhar comigo - o que contratam, onde se realizará, a que horas devo comparecer, valores estabelecidos, etc, etc. Outro conselho que me parece importante, é terem sempre mais que uma referência de contacto do profissional ou empresa. E-mail, telefone móvel e fixo, redes sociais, website e sobretudo se possível, endereço do estúdio ou loja de fotografia. Saber onde se devem dirigir caso as coisas não corram de acordo com as expectativas, ou saber onde podem deixar o vosso feedback, é muitas vezes uma garantia que profissional vos dá, dizendo, “não pretendo falhar convosco”.


Capacidade de comunicação e disponibilidade de atendimento (antes, durante e após o evento)

A comunicação entre noivos e fotógrafo é outro aspecto que realçaria. Evitem preocupações adicionais! Escolher um serviço com alguém comunicativo, dedicado e disponível, muitas vezes não tem preço. Uma boa comunicação é extremamente importante, não só para oferecer sugestões durante os momentos mais cruciais do evento, mas também antes do mesmo, para garantir que não existirão motivos para se preocuparem com o serviço que contratam. E posteriormente, até à data de entrega das fotografias, para que estejam descansados em relação às memórias do vosso grande dia. Pessoalmente, porque sei que a ansiedade é muitas vezes o sentimento que domina os noivos, gosto de ir comunicando e enviando algumas fotos durante o processo de edição. Nesta óptica, durante a reunião que realizarem, devem tentar aferir o seu nível de comunicação. Ou em caso de duvida, fazer questões relacionadas com os procedimentos e contactos estabelecidos após a contratação dos serviços até à entrega do resultado final.


Recomendações e críticas de outros casais

Se não for através de opiniões relacionadas com a vossa rede de contactos pessoais (familiares, amigos, conhecidos), optem sempre por alguém que tenha recomendações no mundo global, seja através de um motor de busca, redes sociais ou plataformas de casamentos onde o profissional esteja inscrito. Investigue! O que serviu a outros, nem sempre é o que nos serve, no entanto, ler sobre aspectos mais relevantes ou onde o serviços oferecidos foram melhores, ou falharam, é muitas vezes uma base importante de partida para vos ajudar a tomar uma decisão mais acertada, ou então excluir em definitivo, quem não pretendem.


Backup de equipamento / meios humanos

Nunca é desejável, mas ninguém está livre de imprevistos e estes podem acontecer! Uma câmara, uma objectiva podem cair ao chão e avariar. Um profissional pode ter um acidente na véspera e ficar impedido de realizar um evento. Opte sempre por profissionais que trabalhem com backup de material ou material duplicado. Assegure-se que este tem uma equipa por detrás, e caso haja um impedimento de última hora, consiga garantir que há alguém que o pode substituir. Não corra o risco deste falhar e poder ficar sem as melhores recordações do seu grande dia! Aquele dia que jamais se repetirá!


Ofertas

É comum serem incluídas ofertas e brindes nos packs de fotografia. Telas, posters, ímanes, álbuns, etc. A não ser que estejam divididos entre 2 profissionais, nunca usem esse critério como factor decisivo, porquê?

Porque pode ser uma tentação, mas este critério é sem dúvida um critério menor, quando comparado com os demais citados anteriormente. Não se (des)iluda com os serviços de fotografia só porque quis incluir uma oferta. Pense sempre que esses extras, são artigos ou produtos que não têm que ser adquiridos na altura que fecha o contrato, podendo adquiri-los numa altura em que a vossa bolsa possa ter menos gastos! O que importa realmente, é a qualidade global dum serviço, é ter as fotografias que vos agradam. A partir do momento em que lhe entregam um trabalho de qualidade, a qualquer altura podem adquirir álbuns, telas, posters ou outros artigos relacionados.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page