top of page
  • Foto do escritorPedro Villa

Fotografia para o seu casamento, o que deve saber #parte 2 - Álbum, vale mesmo a pena?

Atualizado: 17 de mar. de 2021



Numa era cada vez mais digital, há alguns anos que os noivos optam sempre por uma entrega nesse formato. Existem obviamente alternativas, mas nessa matéria praticamente não existe discussão, se elaborássemos uma lista de prós, certamente constaria de forma unânime, que a maneira mais prática e fácil de guardar 800 ou mais fotos é a vantagem principal da era digital. Quer pelo volume que (não) ocupam, quer pela degradação que não sofrem e desde que existam cuidados mínimos, este formato é imbatível. Por falar nisso! Nunca se esqueçam de fazer backups das vossas fotos de casamento! Em última instância, questionem o vosso fotógrafo por quanto tempo as guarda, para o caso de terem um azar…


Ainda assim, a pergunta que geralmente se coloca é, quantas vezes um casal se sentará para visualizar 800 fotos num computador? Procurar a pasta e dentro da mesma, seleccionar as melhores fotografias para mostrar a familiares e amigos?

Em conversa com alguns casais, em que fiz a reportagem fotográfica do seu casamento e que mais tarde me contactaram para outros eventos das suas vidas, não são raros os que me dizem que só visualizaram as fotos uma ou duas vezes, sendo que a segunda, é muitas vezes aquela em que escolheram as melhores fotos para o seu álbum.


A Proximidade e experiência táctil

Na realidade, é comum entre familiares, visualizarem-se todas as fotos de um casamento imediatamente a seguir à sua entrega. No entanto, passado algum tempo isso deixa de se repetir! Um álbum, ali à mão, numa prateleira da sala, acaba por ser muito mais prático, oferecendo uma experiência mais táctil e a oportunidade muito mais acessível para relembrar sempre que queiram. Por outro lado, contando a história daquele dia de forma resumida, torna-se muito menos moroso relembrar os melhores momentos daquele dia especial.


A diferença de impacto entre a foto impressa e a foto digital

Quem tem a experiência de ver a mesma foto em formato digital e impressa num papel de qualidade, percebe o maior impacto que a mesma foto pode causar quando impressa. Alguns clientes menos sensibilizados para a questão, costumam comentar que a foto parece que “renasce”… E de facto, enquanto profissional de imagem, essa é a principal vantagem do álbum, ou seja, a qualidade de imagem e produto final que é entregue, são superiores.


O contar da vossa história e as memórias geracionais “eternas”…

É por isso que um álbum elaborado com critério, deve ter uma construção baseada numa montagem de factos ocorridos cronologicamente e obviamente mais resumida. Nele, devem constar as melhores fotos e as que mais significado têm para os noivos. Quem adquire um álbum fá-lo para que ao longo de diversas gerações familiares aquele dia possa ser lembrado e também vivido por quem dele não participou, nomeadamente filhos e netos.


O Preço como factor dissuasor

Adquirir um álbum hoje em dia não é extremamente dispendioso. Grande parte dos bons fotógrafos trabalha em articulação com os melhores profissionais na área da encadernação. Existe uma panóplia de soluções que qualquer fotografo profissional pode oferecer. Quer em qualidade de encadernação, papel, acabamentos e dimensões. Mesmo que esteja no limite do seu orçamento, não deixe de abordar o tema com o seu fotógrafo e analisar o que este tem para lhe oferecer. Em última análise, não se esqueça que tendo as fotografias digitais em seu poder, em qualquer altura poderá mandar fazer um.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page