top of page
  • Foto do escritorPedro Villa

Fotografia para o seu casamento, o que deve saber #parte 1 – contrato fotográfico

Atualizado: 8 de fev. de 2022



Para que o trabalho fotográfico seja o mais próximo do desejado, é imperativo existir um briefing ou contrato fotográfico. Este é de extrema importância não só para os noivos, para garantir que nada falhe, mas também para o fotógrafo profissional, que lida com vários clientes e tem de conseguir distinguir as diferentes preferências de cada casal que vai fotografar.


Em que consiste esse briefing?

Não é mais que um documento físico ou digital, onde deverá estar descrito tudo o que os noivos pretendem incluir no pacote de serviços fotográficos. É neste documento, geralmente elaborado durante uma reunião, onde é registado tudo o que foi acordado. Na minha óptica, não existe outra forma de deixar tudo claro, quer para o casal, quer para o fotógrafo. Isto permite que não haja espaço para interpretações dúbias que futuramente, possam apanhar noivos ou fotógrafo desprevenidos. Enquanto fotografo, este documento acaba para ser um guia que consulto sempre que tenho algo relacionado com os noivos para fazer. Seja a sessão de noivado, ou todos os aspectos relacionados com os serviços de fotografia que pretendem.


É portanto, um momento extremamente importante para o casal clarificar para com o fotógrafo profissional questões como os exemplos que deixo a seguir:


· Onde serão os preparativos?

· Onde será a cerimónia?

· Onde será o copo d’água?

· Horários das 3 etapas citadas acima

· Se pretendem incluir sessão prévia para quebrar o gelo e tornar os noivos mais desinibidos para a câmara?

· Tudo o que está incluído no pack que os noivos vão contratar

· Como é a iluminação do local? Características das mesmas?

· Estilo de fotografia que deve ser privilegiado (fotorreportagem / pose / criativa…)

· Aspectos que os noivos considerem relevantes no âmbito da fotografia

· Formas de entrega (Pendrive, impressões, álbuns, telas, posters, etc.)

· Valor / preço total dos serviços incluídos


É nesta fase que o fotógrafo tem oportunidade de absorver toda a informação possível sobre o casal e o evento que se propõe fotografar. Tal, como perceber as expectativas que têm sobre a ocasião, sobretudo em relação à fotografia. Deverão ser colocadas questões aos noivos por parte do fotógrafo e por sua vez, o casal deve colocar todas as questões e dúvidas que possam ter sobre este serviço de imagem.


Pessoalmente, e como a maioria dos noivos é a primeira vez que se depara com a situação, gosto também de alertar / preparar para possíveis ocorrências que são vulgares acontecer no dia. Em relação aos espaços da boda, aos preparativos, horários, ou situações com convidados, por exemplo.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page