• Pedro Villa

Fotografia para o seu casamento - Naturalidade e espontaneidade, como adquiri-la?

Quando se retratam pessoas, as melhores fotografias são aquelas em que se congelam momentos espontâneos. Claro que existem outros aspectos importantes, mas sem naturalidade, não existe boa fotografia.


É por isso que tal como referi noutras publicações, haver empatia entre as três partes, fotógrafo-noiva-noivo, é extremamente relevante para a entrega de um trabalho de qualidade.


Está cientificamente comprovado que para acreditarmos em alguém, tem de existir conexão e confiança. Ora quando somos fotografados por uma pessoa pelo qual não foi gerada empatia, torna-se extremamente complicado expormo-nos ou exibirmo-nos da melhor forma e sermos naturais… E nesta óptica, tal como escrevi na publicação Saiba como escolher o fotógrafo certo - não arruíne as memórias do seu casamento, uma reunião prévia que exista entre as partes, é o primeiro sinal e uma forma de percebermos se existe alguma conexão. caso esta não exista, “fujam”, pois esse não é o profissional que procuram certamente. Assim como do meu lado, esses também não são os noivos que tenho mais interesse em fotografar…


Numa segunda etapa, como após a reunião por uma questão prática, os meios de contacto privilegiados são quase sempre o telefone/whatsapp ou o email, acaba por não existir muito contacto presencial até ao dia do evento. Contudo, é importante que vocês se sintam à vontade comigo e com a câmara, para que no dia tudo seja mais fluído. É por isso que a existência de uma sessão prévia, que habitualmente se designa por sessão de noivado ou prewedding, mas que prefiro chamar sessão de desbloqueio ou aquisição de espontaneidade, se reveste de todo o sentido. É uma sessão em que aproveitamos para nos conhecermos melhor. Durante a mesma, procuro estar um pouco à conversa com os noivos, focando-me essencialmente no seguinte:


- perceber o que privilegiam ou procuram na fotografia;

- se estão habituados a posar ou nem tanto;

- orientar os noivos para posturas mais naturais (tanto a nível corporal, como dos membros)

- corrigir aspectos durante a sessão, tendo em vista o dia do casamento;


Simultaneamente, é desta forma que me passam a ver como o Pedro que vos vai acompanhar no dia, ao invés do estranho que andará por ali de câmara na mão… E garanto que chegando ao final, muitos dos noivos confidencía que contrariamente às expectativas iniciais, adoraram a experiência.

Quando é feita a sessão?

Como serve para preparar a habitual sessão com os noivos, realizada no dia do casamento, prefiro sempre que se realize poucas semanas antes do evento. De forma a que dê tempo para editar e entregar as fotos, para que discutamos eventuais correções a ser realizadas no dia principal. Além do mais, alguns noivos gostam de as utilizar para decorar o espaço do evento, ou o livro de dedicatórias. Outros ainda, usam algumas fotos para o slideshow que exibem com fotos do casal, aos convidados.


O Local da sessão?

Dou preferência a locais com pouca gente, pois as pessoas inevitavelmente sentem curiosidade e observam, podendo constranger quem está menos habituado a posar para as câmaras. Por outro lado, se existir um local que é especial e possa causar emoção aos noivos, este deve ser sempre tomado em conta. Contudo, em alternativa, quando os noivos preferem que seja eu a decidir, dependendo do tipo de envolvência que gostam mais (campo, praia ou cidade), sugiro uns quantos locais que uso habitualmente e sei de antemão, que funcionam muito bem para este tipo de sessões.


Roupas que podem usar?

Tons neutros são bons, mas fotografia é cor! E mesmo quando o objetivo é a fotografia a preto & branco, a cor que se usa tem influência no contraste que é gerado pelos diferentes tons, que são essenciais para fotografia monocromática. Em geral a título sugestivo, dou dicas de eventuais combinações de cores que funcionam muito bem em fotografia. Mas o essencial é que escolham roupa no qual se sintam à vontade. O momento quer-se afinal bem descontraído...

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle